7.6.10

Festas do Espírito Santo no Penedo

Nos próximos dias, depois dum interregno de dez anos, terão lugar no Penedo mais umas festad do Espírito Santo. O Correio de Sintra e o Jornal de Sintra trouxeram já referências ao evento, laboriosamente preparado por uma comissão de festas em que poucos fazem muito, pois os preparativos são trabalhosos.



Escreve João Leal: "Embora existam algumas referências a festividades com características similares noutros contextos - designadmente em França - as Festas do Espírito Santo contituem em grande medida um traço específico da cultura popular portuguesa.
A sua origem, de acordo com um conjunto de narrativas eclesiásticas seiscentistas, é geralmente situada no séc. XIV, em Alenquer, e atribuída à Rainha Santa Isabel. (...) o historiador Jaime Cortesão, sem pôr em causa a importância da Rainha Santa Isabel no impulso inicial dado ao culto, defendeu a sua ligação à acção dos franciscanos espirituais e à ideologia do Abade calabrês Joaquim de Fiore
" (João Leal, As Festas do Espírito Santo nos Açores - um Estudo de Antropologia Social, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994:15)



Continua o autor: "Tendo conhecido no continente uma difusão bastante ampla - particularmente no centro e sul do país - as Festas do Espírito santo irradiaram ainda, a partir do continente, para territórios povoados e colonizados pelos portugueses." (idem, ibidem)

Sem comentários:

Enviar um comentário